13/08/2012

Visitar o Museu de Israel

O fragmento conhecido como a Stela Tel Dan,
contendo a inscrição Tel Dan,
é um dos muitos destaques no Museu de Israel. Foto:
 Zev Radovan www.biblelandpictures.com
Estive várias vezes em Jerusalém no decorrer do meu trabalho de campo, fora de locais óbvios, numa lista de locais de verificação: A cidade de David, a Igreja do Santo Sepulcro, o Muro das Lamentações, o Monte do Templo - a lista continua. Ninguém sabe que Jerusalém vai argumentar que há mais locais para ver e experimentar do que a viagem do turista médio irá permitir. É por esta razão (e do fato de que o Museu de Israel estava passando por um extenso projeto de renovação de 3 anos) que, após 3 ou 4 visitas a Jerusalém nos últimos três anos eu ainda não tinha feito o meu caminho para fora da Cidade Velha.
Na minha mais recente visita a Israel, no entanto, eu não tinha desculpa. Eu tinha marcado fora de todos os principais sítios da minha lista e o museu tinha aberto mais uma vez ao público no Verão de 2010. Era hora de ir. Mesmo para isso, eu tinha uma lista mental bem preparada: O Santuário do Livro, onde os Manuscritos do Mar Morto são lindamente exibidas, o modelo em escala 50:1 do Segundo Templo, evocando uma imagem surpreendente e magnificamente detalhada da antiga Jerusalém, o Dan Tel estela, em que o primeiro conhecido referência extra-bíblica para a Casa de Davi está inscrito, e, claro, a estela de culto que foi descoberto em Betsaida, que é de particular interesse para mim desde que eu estive lá em trabalhos de terreno durante três temporadas.

Com alunos a reboque, os meus colegas e eu fomos para o novo museu, esperando a brisa através da ala de arqueologia, ver os destaques necessários, e voltar a tempo de passar para o próximo item no nosso itinerário. Existem outras alas do Museu de Israel, é claro, embora a minha expectativa não fosse mais do que um interesse superficial neles. Tivemos um calendário para manter.

Eu estava errada. Tão errada, na verdade, que não só ficamos no museu por mais de quatro horas naquele dia, alguns de nós - eu incluída - eleita para voltar alguns dias depois. O museu é nada menos do que um tesouro nacional, e uma coleção de que o Estado de Israel se sente justificadamente orgulhoso. Inovações e novas ideias sobre a comunicação da narrativa através da cultura material têm um destaque com um excelente efeito. Cada galeria conta uma história, e cada objeto tinha um lugar dentro dele. É um dos museus mais coerentes que eu já vi.

A ala arqueológica é de tirar o fôlego - e extensa. Artefatos da pré-história para o período otomano estão organizados cronologicamente, e apresentação inclui tudo, desde os chifres de um touro gigante, hoje extinta, a estatuária da mais alta qualidade a partir dos apogeu artístico da Grécia e Roma antigas. Ele também contém uma das melhores exposições de vidro antigo que eu já vi, e fornece uma excelente explicação visual de como esses objetos requintados foram feitos.

Um dos muitos pontos fortes do museu é a experiência emocional que ele cria ao visitante moderno. Pelo menos quatro interiores sinagoga de três continentes e períodos, abrangendo milénios estão em exibição. A Sala de Rothschild, uma reconstrução de um salão do século 18 francês, que foi doado ao Estado de Israel pelo barão Edmond de Rothschild, não apenas oferece um vislumbre atmosférico no auge do movimento artístico rococó, também serviu como a pedra angular - e impulso - para a fundação do museu pelo novo estado de Israel em 1965.
Pintura de Rembrandt, S. Pedro na prisão
é um dos muitos tesouros arqueológicos
não alojados no Museu de Israel
Pessoas de todo o mundo se têm interessado no Museu de Israel, e o patrocínio resultante tem prevista uma impressionante colecção de arte fina que rivaliza com a dos melhores museus da Europa. Obras da coleção lido como um "quem é quem" de grandes nomes artísticos: Claude Monet, Auguste Rodin, Edgar Degas, Nicolas Poussin, Lucas Cranach, o Moço, Peter Paul Rubens, Il Sassoferrato, Sir Thomas Lawrence e muitos outros. Alguns dos melhores micromosaicos que eu vi fora do Vaticano estão em exibição, e fiquei muito feliz por encontrar o meu quadro de Rembrandt favorito: o poderoso e comovente São Pedro na prisão.
Nós vamos voltar a Israel no próximo ano, e eu já estou ansiosa para voltar a visitar este museu magistralmente organizado. Ele foi um dos destaques da minha mais recente visita, e estou ansiosa para o apresentar a um novo grupo de estudantes de uma coleção tão fina que não só a história destaques e cultura judaica, mas de toda a humanidade.


Sarah K. Yeomans is an archaeologist, Director of Educational Programs at the Biblical Archaeology Society and a faculty member at West Virginia University. She spent six years living, teaching and researching in Italy, and is a certified archaeological speleologist with the city of Rome.
>

Sem comentários:

Enviar um comentário